Qual a Importância da Arqueologia?


Para muitos arqueologia é algo bem distante e pouco compreendida em seus detalhes. No geral muitos tem um contato com arqueologia através do cinema, jogos eletrônicos, e talvez por títulos bem enviesados em artigos jornalísticos bem rasos sobre o assunto, quase sempre com uma abordagem fantástica de "cidades perdidas" e "grandes achados" que muitas vezes não tem toda esse relevância dentro da arqueologia. Na verdade a arqueologia passa bem longe disso. Não somos caçadores de tesouros que vamos ficar ricos por que achamos um grande pote de ouro dos tempos romanos. Ela já foi assim um dia, mas isso já ficou num passado distante. Atualmente temos que seguir rígidos protocolos, e pra fim de conversa, todo material arqueológico pertence ao estado, ao país, ao povo, e está protegido por leis de preservação do patrimônio. Tudo bem que isso não igual para todos os países, mas para fins de explicação assumimos que seja.

O imaginário coletivo sobre o arqueólogo que escava em busca de um tesouro ainda é dominante. Mas vale lembrar que a escavação pode ser feita por qualquer pessoa, desde que orientada por um arqueólogo, e ela compõe apenas uma etapa do trabalho arqueológico, que depois de coletar esse material, tem de estuda-lo em laboratório, cataloga-lo e armazena-lo de maneira adequada.

E principalmente, o arqueólogo tem que propor interpretações para esse material coletado e trazer essas conclusões para a sociedade. No fim, a arqueologia busca compreender como vivia determinado povo em determinada localidade e em determinado período de tempo. E para tal dispomos apenas dos vestígios materiais. E não nos focamos apenas em "grandes achados", as vezes coisas bem insignificantes aos olhos leigos são mais elucidativos. Um exemplo seriam fezes humanas fossilizadas, onde podemos determinar o tipo de alimentação e até identificar certos tipos de doenças.

Vamos fazer um exercício aqui: Se encontramos um grande tumulo todo pomposo, cheio de objetos nobres, muito provavelmente teremos ali uma pessoa de relevância para aquele povo, mas isso só conta a história de uma pequena parcela privilegia daquela população, a maioria do povo não deixou esse tipo de vestígio, então cabe ao arqueólogo buscar outros vestígios que conte como viveram os homens menos privilegiados, que geralmente são a maioria, daquele povo em questão.

Mas então, qual a importância da arqueologia?

As descobertas arqueológicas não são meras curiosidades ou efemérides sobre o homem, elas constituem material de grande importância para entender como homem evoluiu, passou a constituir-se de cultura como elemento primordial para a vida como temos hoje. Buscar entender como se deu a adoção da linguagem, do simbolismo, da cultura ajuda a entender o homem hoje. Povos de línguas e culturas diferentes que se hostilizam existe até hoje, e existia no passado. E para entender isso temos que olhar para o passado, as vezes um passado bem remoto, que só a arqueologia dispõe de ferramentas para faze-lo. Outro exemplo é o estudos de povos do passado e suas doenças, que pode ser elucidativo para o entendimento de doenças atuais que já se manifestavam desde tempos pretéritos.

Outro aspecto importante da arqueologia é como ela pode ser uma ferramenta de  valorização e preservação de culturas "esquecidas" ou de grupos minoritários. Pois quando nós fazemos uma arqueologia que busca entender como viviam os povos Pré-Colombianos damos cada vez mais voz e força para povos que são sumariamente negligenciados, as vezes até mesmo atacados muitas vezes pelo próprio estado que deveria protege-los.

Embora as ciências humanas e sociais estejam sob duro ataque tanto aqui no Brasil quanto no mundo, é com elas que entendemos o homem e a sociedade com suas características e peculiaridades. E eu acho de extrema relevância entendermos isso, para então podermos direcionar corretamente todos os avanços científicos das ciências exatas por exemplo. Pois não adianta de nada conseguir levar o homem a lua, mas não conseguir levar comida a quem tem fome, ou não conseguir respeitar pessoas e povos por ser de culturas diferentes.

Ah, e só pra lembrar a algum possível desavisado, arqueologia não estuda dinossauros, isso é com o paleontólogo. Nós estudamos o homem, seja através de um fóssil, seja através de um caco de cerâmica.

Espero que você tenha gostado e aprendido um pouco sobre arqueologia e nos vemos na próxima publicação.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O índio e o arqueólogo

A História da Arqueologia